Incra sedia reunião do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba

Além do assegurador do Pronera no Incra/PB, José Gentil Fernandes, e de outros servidores da autarquia e da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na Paraíba, participaram da reunião cerca de 25 representantes de órgãos e entidades como a SEE, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente(Sudema), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam), a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), aRede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), oSindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep/PB), a Organização dos Professores Indígenas da Paraíba (Opip), a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA/PB), o Memorial das Ligas Camponesas e movimentos sociais do campo. Também estiveram presentes representantes de instituições de ensino superior parceiras do Incra, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A pauta da reunião da organização colegiada, que é composta por representantes do poder público e da sociedade civil organizada e tem como principais atribuições contribuir na formulação e na implementação de políticas de educação do campo na Paraíba, foi aberta com discussões sobre a construção da Escola Família Agrícola no Memorial das Ligas Camponesas, no município de Sape (PB), na região da Zona da Mata paraibana, a cerca de 55 quilômetros de João Pessoa.
Ainda pela manhã, os participantes debateram sobre o andamento do ProJovem Campo - Saberes da Terra na Paraíba. O programa visa ampliar o acesso de agricultores familiares jovens e adultos à educação, possibilitando a conclusão do nível Fundamental, com qualificação social e profissional. Para isso, utiliza metodologia diferenciada, desenvolvida por áreas de conhecimentos, e a pedagogia da alternância, em que o aluno tem um período de atividades na escola (tempo-escola) e na comunidade (tempo-comunidade).
Os debates e encaminhamentos prosseguiram à tarde, quando foi discutida a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o MDA para fortalecer a inclusão social na área rural e educar jovens, mulheres e agentes de assistência técnica.
O último tema discutido na reunião foi a necessidade de assinatura de Termos de Cessão de Uso do Solo para aconstrução, através de uma parceria entre o Incra e a SEE, de 16 escolas rurais em áreas de assentamento. Também participaram desta etapa de discussões o chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra/PB, Gilberto Ferreira, e o chefe da Titulação de Assentamentos da Superintendência, Antônio Fabiano Duarte.
Assessoria
Post a Comment